Diferença entre software livre e software proprietário
O sistema operacional é uma espécie de base sobre a qual são executados diversos programas utilizados por um computador, ou seja, é uma série de programas gravados no disco rígido que são carregados na memória e são executados assim que o computador é ligado.
O software proprietário é aquele programa que você compra numa loja com o objetivo de produzir algo, quer seja uma planilha, um documento de texto, uma planta de CAD ou até mesmo um vídeo. Você aprende como operá-lo e vê o produto final, mas não sabe como ele é produzido, pois seu código não é aberto e você também não é um programador. No caso de um sistema operacional, como o Windows, você o compra, o instala, o utiliza, mas não sabe o que ele esta fazendo na maioria do tempo, que informações está enviando ou coletando de seu computador. Outro problema que ninguém se preocupa é o formato. O formato de saída do programa, ou seja, a forma com que os dados foram codificados não te dá segurança sobre o futuro de suas informações guardadas.
O software livre é um programa com código aberto, isto é, todos podem ver como foi feito. O software livre tem licenças que permitem sua cópia indiscriminada para que a base de usuários possa crescer. De que adianta você produzir um texto que apenas você em seu computador possa ler? Nada. O lucro do software livre está no suporte técnico e não na aquisição da plataforma, tornando a aquisição de programas democrática e permitindo uma maior inclusão digital.O linux é um exemplo de sistema operacional gratuito.
O software livre portanto, está sendo cada vez mais utilizado por empresas ou usuários domésticos pois sua capacidade de oferecer maior liberdade em sua execução bem como de seu funcionamento de forma geral, garante ao usuário redução de custo na manutenção do software, mais segurança em seus arquivos entre outras vantagens.
quarta-feira, 3 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário